Ações

1. Informação, envolvimento e participação das empresas do mercado do turismo:Organização de sessões de trabalho para envolvimento das empresas do território que atuam na economia do turismo na estratégia de valorização e qualificação da rede de oferta inserida no conceito do turismo de natureza e, em particular, no produto walking.
 

2. Referenciais de qualidade da oferta turística e requisitos da procura turística para facilitar a adaptação das empresas locais da economia do turismo à estratégia de desenvolvimento turístico da região da Peneda-Gerês e ao mercado global
  1. Desenvolvimento de matrizes de qualidade para empresas que trabalham na economia do turismo.
  2. Desenvolvimento e aplicação de um questionário de autoavaliação às empresas, tratamento dos dados e elaboração de relatório de avaliação crítica, por setor, com base na confrontação da autoavaliação das empresas com a matriz referida na alínea anterior, integrando recomendações de melhoria/adaptação dirigidas às empresas.

 
3. Competências-chave das empresas turísticas (oferta local) para a qualificação e posicionamento do produto e destino turístico
Desenvolvimento de um diagnóstico de competências das empresas do setor do turismo e definição de um mapa de orientações que potencie o incremento de competências-chave identificadas como falhas nas empresas e oferta turística da região e que resultam numa debilidade crítica na qualificação e posicionamento do principal produto turístico do território e do destino, designadamente nas seguintes áreas: inovação e organização do produto; especialização do produto; qualificação, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social das empresas turísticas; certificação de empresas ou produtos; coopetição, rede de valor, redes de cooperação e clusterização; marketing e comercialização digital; internacionalização.
 

4. Workshops para a qualificação e capacitação das empresas da economia do turismo
Programação, gestão e realização de um conjunto de workshops (workshops temáticos e ações de facilitação) vocacionados para os fatores dinâmicos da competitividade das empresas da economia do turismo do território definido pelos municípios da Peneda-Gerês.
 

5. Plataforma de promoção e comercialização de produtos, atividades e serviços turísticos do território dos municípios do PNPG
A criação da plataforma web é o elemento, através do qual se vai concretizar a estratégia de promoção e divulgação conjunta da oferta turística do PNPG, a abordagem de mercados específicos e a captação de turistas e visitantes para este espaço, carregado de história, património, cultura, inovação, conhecimento, tradições e com a classificação de Reserva Mundial da Biosfera, atribuída pela UNESCO.
A plataforma web, para além dos separadores de caráter informativo sobre este território nas suas multiplas vertentes, conterá informação estruturada sobre a restauração, animação noturna, locais de interessa, comércio, produtos e artigos típicos, animação turística e alojamento, atividades de turismo em natureza, trilhos, etc. Esta plataforma permitirá efetuar reservas nas mais diversas tipologias de oferta e, no que respeita ao alojamento é uma plataforma de reserva com transação, com todas as vantagens que daí resultam para as empresas e para os turistas.
 
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